Início / GIB / Comunicados de imprensa

Comunicados de imprensa

Devemos falar do que é bom

Estudo de caso - CLAAS

Estudo de caso

SCM: Add-on SAP para fabricantes de máquinas agrícolas

Administrar números crescentes de material sem aumento de pessoal

Devido à sua alta taxa de exportação, a indústria de engenharia agrícola alemã depende muito dos avanços internacionais – não apenas do setor agrícola como comprador de seus produtos. Além da concorrência cada vez mais acirrada devido à globalização, a abordagem protecionista dos EUA, as sanções entre União Europeia e Rússia e as relações comerciais pouco claras com o Reino Unido devido ao Brexit representam desafios para o setor de máquinas agrícolas. Para reagir com agilidade às condições cada vez mais complexas do mercado com processos sólidos de Supply Chain, um líder de mercado europeu para fabricantes de máquinas agrícolas confia no GIB Dispo-Cockpit, um add-on SAP certificado para a otimização de processos logísticos no SAP. Com os módulos do Dispo Cockpit, a demanda e o estoque dos pedidos otimizados podem ser viabilizados, mas o software também garante a transparência entre as fábricas e, portanto, o controle ideal de toda a empresa.

A CLAAS KGaA mbH é uma fabricante internacional de máquinas agrícolas. A empresa está sediada em Harsewinkel, perto de Güterloh, no estado da Vestfália, na Alemanha. A empresa com cerca de 11.000 colaboradores em todo o mundo é uma das líderes tecnológicas e de mercado em tecnologia de colheita. As condições de mercado enfrentadas pela CLAAS são múltiplas: mudanças estruturais agrícolas, biotecnologia e engenharia genética, Brexit ou digitalização.

Transparência de dados consistente

O grupo de engenharia agrícola garante sua competitividade internacional com foco em alta qualidade de produção e grande força de inovação em produtos e processos.  Para tornar sua cadeia de fornecimento mais transparente e, portanto, mais eficiente, a empresa conta com um add-on SAP que garante transparência de dados consistente. "Queríamos identificar os possíveis gargalos de material de hoje para poder controlá-los. Essa foi a nossa principal preocupação", diz Ludger Grothusheidkamp, Coordenador de TI da SCM na CLAAS. O requisito mais importante, no entanto, foi: "Queríamos transparência em todas as áreas." Ao procurar o software apropriado, eles se depararam com o GIB. O add-on SAP certificado suporta todos os processos logísticos no SAP como uma ferramenta integrada. "Até 2008/2009, simplesmente tínhamos apenas o padrão SAP", afirma Grothusheidkamp. "Aqui tivemos o problema que cada despachante identificou seus gargalos materiais e definiu medidas, de modo que, em seguida, um gerente de divisão teve que mesclar as diferentes medidas de 50 colaboradores que estão envolvidos no processo SCM." Naquela época, uma média de 30.000 materiais relevantes para a produção, além materiais relevantes para reposição, era um processo complicado, confuso e propenso a erros, mas se tornou padronizado e tornado mais transparente com o Dispo-Cockpit. Clicando agora na planta de Harsewinkel, fica imediatamente visível se os gargalos futuros de material existem e quais exatamente estão envolvidos. Os gerentes de divisões agora podem ver em poucos cliques quem está trabalhando no que, montagens complexas podem ser imediatamente pesquisadas e os responsáveis podem fornecer informações em tempo hábil. Se um colaborador faltar devido a doença, um representante pode assumir diretamente após alguns cliques no local do último processamento.

Comparação única do PAAR

“Essencial para nossa decisão pelo Dispo-Cockpit módulos Operations (DCO) e Controlling (DCC) foram a comparação do PAAR, que nos mostrou claramente a necessidade de tal solução e a transparência consistente dos dados que o add-on garante", diz Grothusheidkamp. Os despachantes não precisam mais alternar entre o Excel e outros sistemas e, em seguida, efetuar login novamente com dificuldade no SAP, mas há todos os dados relevantes em um sistema anterior. Isso reduz não apenas o tempo necessário, mas acima de tudo, a suscetibilidade a erros. A introdução do Dispo-Cockpit começou em julho de 2009; a partir de janeiro de 2010, foi gradualmente mudando em tempo real em todos os locais de produção na Alemanha, França, Hungria e Rússia, com mais de 500 colaboradores. "Se tivéssemos optado pela versão padrão e se não houvesse nenhum atraso do nosso lado devido a um problema de leitura de arquivo, teríamos conseguido entrar em operação depois de apenas oito semanas", diz Grothusheidkamp. No entanto, o fabricante de equipamentos agrícolas também enfatizou a integração de recursos adicionais, como índices de disponibilização RAL, que fornecem informações sobre entregas em tempo hábil de certos materiais. Códigos de observação e o chamado "conhecimento druida", isto é, campos de texto adicionais nos quais os despachantes podem anotar os tipos de materiais e seu motivo de pedido, foram solicitados pela CLAAS. Também devem ser fornecidas opções de somente leitura, dependendo da autorização dos colaboradores. Acompanhando a implementação do Dispo-Cockpit, os principais usuários foram treinados de acordo. "Para os novos colaboradores, escrevemos um "Manual Rápido" compacto de 8 páginas, que permite que eles aprendam os primeiros passos para operar o Dispo-Cockpit em menos de duas horas, mesmo sem experiência em planejamento de materiais", acrescenta Grothusheidkamp.

Enquanto isso, cerca de 50 colaboradores estão usando o DCO apenas no Harsewinkel – com uma tendência ascendente – e 20 colaboradores usam o DCC. Operação e resultados recebem feedback positivo. "O sistema oferece conforto, especialmente através de uma operação que economiza tempo. Processos iniciados são implementados em um curto espaço de tempo. No que diz respeito itens que se movem lentamente, eles foram reduzidos em 10% no período de 2010 a 2016 ", diz Grothusheidkamps. "No entanto, além da eliminação de itens que se movem lentamente ou gargalos de material, o principal benefício é que podemos continuar a lidar com o planejamento de requisitos de material cada vez mais complexo com nossa equipe existente."

GIB - Dúvidas? Estamos aqui.

+55 (11) 2672-1730

GIB Brazil