Comunicados de imprensa

Devemos falar do que é bom

Soluções holísticas para uma manutenção moderna

HOLISTIC – SIMPLICITY – USABILITY

Soluções holísticas para uma manutenção moderna

A GIB conecta o mundo da automação e a realidade mista em comunicação integral, do sensor até o SAP

Em um mundo em que quase tudo pode ser medido e avaliado, é importante disponibilizar as informações certas no momento certo e no lugar certo, de modo adequado para o respectivo usuário. As soluções integradas da GIB tornam isso possível e abrem novas formas de manutenção otimizada da maneira mais moderna.

A manutenção que funciona bem depende de fornecer continuamente aos colaboradores os dados e informações certas no momento certo e no lugar certo, dependendo de suas funções na empresa. Só assim eles podem reagir da melhor maneira possível a interrupções nos sistemas. Para atender a esse requisito, é necessária uma solução na qual todos os processos de empresas estejam em rede. A ferramenta IoT "Shop Floor Integration" (SFI) da GIB fecha a lacuna importante entre "Operational Technology" (OT) e "Information Technology" (TI). Com a ajuda de sistemas inteligentes como o KPI Tower e o GIB Dispo-Cockpit Planning, também é possível monitorar os processos com a ajuda de índices e otimizar o planejamento da produção. Assim, a manutenção é possível de forma integrada e em toda a empresa de forma rápida e eficaz – desde o gerente de produção até o colaborador de manutenção.

Índices principais

Isso fica claro pelo seguinte cenário: O gerente de produção sempre fica de olho nos índices principais com a ajuda da torre do KPI. No entanto, por meio do sistema de alerta antecipado, que monitora continuamente as usinas, ele pode detectar paralisações iminentes de uma máquina de gargalo de maneira oportuna e prospectiva e iniciar contramedidas direcionadas, sem as quais uma grande encomenda importante não pode ser concluída a tempo. Com base nessas informações em tempo real, é acionado automaticamente um processo de manutenção que pode ser processado com eficiência. O uso inteligente de sensores com a conexão posterior a sistemas permite que o monitoramento de condições seja realizado de forma eficaz e que os processos subsequentes automatizados no sistema SAP-ERP sejam iniciados. Essas informações de processo do sistema SAP-ERP, juntamente com os dados do sensor do sistema de aviso antecipado, fornecem uma visão abrangente da atividade de manutenção pendente.

Utilização ideal da máquina

O colaborador de manutenção recebe a mensagem de problema com alta prioridade em seu tablet. Com apenas alguns cliques no "Mobile Maintenance App" da GIB, ele tem todas as informações de contexto relevantes na máquina afetada. Ele recebe, por exemplo, uma visão geral dos casos problemáticos relatados anteriormente e pedidos para a máquina em um eixo de tempo. A partir disso, ele pode deduzir qual poderia ser a causa dos dados do sensor de desvio e pode verificar a disponibilidade da peça de reposição necessária. Usando as soluções de ponta a ponta da GIB, ele pode ver quando a peça de reposição está disponível e planeja o reparo para que não afete o processo de produção. Isso garante uma utilização ideal da máquina.

Realidade mista

Chegando na máquina, ele pega seu tablet novamente. Graças à função de realidade mista e ao uso da câmera tablet, ele pode acessar mais informações sobre a máquina. Da mesma forma, ele é capaz de ver a máquina em mais detalhes através da apresentação em 3D em seu tablet. Por exemplo, ele pode girá-las e exibir áreas de difícil acesso que ele não seria capaz de ver a olho nu. O engenheiro de manutenção tem acesso a um manual de reparo detalhado através do aplicativo e pode realizar o reparo passo a passo. Assim, o início do desgaste na máquina de gargalo é rapidamente resolvido e o mau funcionamento é evitado. O engenheiro de manutenção documenta o reparo no sistema. As informações são transmitidas automaticamente pelo SFI para todas as áreas relevantes do sistema SAP, onde são processadas posteriormente, por exemplo, em índices atualizados, que deixam claro para os gerentes de produção que a produção planejada ainda está em bom funcionamento. A paralisação foi evitada, a produção do pedido grande e importante é garantida.

GIB - Dúvidas? Estamos aqui.

GIB Brazil
Avenida Paulista 2537, 3º andar, Sala 0101